Observador
notícias não lidas (Usuário Demo)
Observador
notícias não lidas (Usuário Demo)
Referendo à Constituição. Vem aí uma nova Cuba? “No es fácil…”
A nova Constituição de Cuba vai a votos este domingo. O novo texto assegura a propriedade privada, limita os mandatos presidenciais e abre caminho para o casamento gay. Mas o país está longe de mudar.
9 m
observador.pt
Groenewegen vence quarta etapa da Volta ao Algarve e Pogacar mantém liderança
O ciclista holandês Dylan Groenewegen (Jumbo-Visma) venceu a quarta e penúltima etapa da Volta ao Algarve, entre Albufeira e Tavira, com o esloveno Tadej Pogacar (UAE-Emirates) a manter a liderança.
observador.pt
Feira cultural Moçambique-China junta centenas de pessoas na capital moçambicana
Uma feira de gastronomia, arte e culturas moçambicana e chinesa juntou centenas de pessoas na capital moçambicana, num evento organizado por estudantes de Moçambique graduados na China.
observador.pt
Sergio Ramírez: “Os livros de ficção não servem para fazer política. Para mim, a literatura é sempre sobre o ser humano”
O Prémio Cervantes falou com o Observador sobre a Nicarágua corrupta que enche as páginas do último livro, que marca o regresso de Dolores Morales. E ainda houve tempo para os hipopótamos de Escobar.
observador.pt
Leo Messi (e o Barcelona) vence em Sevilha na antecâmara de duas visitas ao Real Madrid
O Barcelona esteve a perder com o Sevilha por duas vezes mas Messi resolveu com o hat-trick 50 na Liga espanhola (2-4). Os catalães jogam no Santiago Bernabéu na quarta-feira e no sábado.
observador.pt
Dar a conhecer Jonas Savimbi é mais um contributo para a História de Angola, diz Rafael Savimbi
Um dos filhos de Jonas Savimbi considerou que a decisão da UNITA de dar a conhecer a vida e obra do fundador do partido, morto em combate em 2002, é "mais um contributo" para a História de Angola.
observador.pt
“Vocês, bispos e cardeais, não são mais importantes que qualquer vítima de abuso”. O discurso mais duro da cimeira católica sobre os abusos
Jornalista mexicana fez o último discurso da cimeira sobre abusos e não poupou nas palavras, dizendo que, se os bispos não escolherem o lado das vítimas, jornalistas serão os seus "piores inimigos".
1 h
observador.pt
Seis famílias desalojadas temporariamente na ilha Terceira devido a inundações
Seis famílias tiveram de ser realojadas na ilha Terceira, nos Açores, devido a inundações nas suas habitações, provocadas pela chuva forte que caiu durante a manhã.
1 h
observador.pt
Boavista encara receção ao Rio Ave como “mais uma final”
O treinador do Boavista encara a receção ao Rio Ave, no domingo, na 23.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol, como "mais uma final" que a sua equipa tem de disputar por uma classificação segura.
1 h
observador.pt
Socialistas europeus apelam ao voto contra extrema direita
O Partido Socialista Europeu apelou para que nas eleições europeias de maio e nas eleições legislativas de Espanha, em abril, se trave o crescimento e a pressão da extrema direita.
1 h
observador.pt
Reclusos de Paços de Ferreira fazem novo vídeo em direto a fumar droga
Autor do vídeo diz que colega está com "moca descomunal" e outro dos reclusos responde a amigos do Facebook que "está-se bem" e que "só é pena não haver jolas, nem gajas".
2 h
observador.pt
Tentou engatar Carrie Bradshaw e já ganhou um Oscat: quando é que Bradley Cooper ganha um Óscar?
É a quarta vez que se habilita a ganhar uma estatueta dourada e, no ano passado, aventurou-se como realizador. Até o cão de Bradley Cooper já tem um Óscar, só ele é que não.
2 h
observador.pt
Arrimadas vai ser cabeça-de-lista do Ciudadanos pela Catalunha nas próximas legislativas
Inês Arrimadas vai ser o primeiro nome da lista do Ciudadanos pelo círculo de Barcelona nas legislativas de 28 de abril. A líder da oposição catalã quer ajudar Rivera a chegar a primeiro-ministro.
2 h
observador.pt
Ajuda humanitária. Os vídeos do Venezuela Live Aid
O objetivo era angariar fundos para comprar alimentos e medicamentos para serem enviados ao povo da Venezuela. Momento alto do concerto foi a chegada de Juan Guaidó.
2 h
observador.pt
SUV da BMW é o pior de todos. Para os peões…
O Insurance Institute for Highway Safety (IIHS) é quem fala mais alto em matéria de segurança nos EUA. E as suas palavras este ano não favoreceram (mesmo) nada o BMW X1, que é terrível para os peões.
2 h
observador.pt
Abusos na Igreja. Cardeal pede “transparência” na lei da Igreja e lembra destruição de documentos na Alemanha
O cardeal alemão Reinhard Marx lembrou um relatório na Alemanha que comprovou manipulação e destruição de documentos pela Igreja e exigiu uma lei eclesiástica mais transparente perante a sociedade.
3 h
observador.pt
Primeiro-ministro está disponível para chegar a um acordo com enfermeiros
Primeiro-ministro está disponível para acordo, mas em "duas questões": revisão das carreiras e progressão salarial para corrigir "esmagamento" de eliminação de categorias.
3 h
observador.pt
Allegri diz que Ronaldo é melhor do mundo e dá tranquilidade à equipa
O treinador da Juventus acredita que a derrota em casa do Atlético de Madrid (2-0), na primeira mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões, não afastou ainda a equipa italiana da próxima fase.
3 h
observador.pt
Shanghai SIPG, de Vítor Pereira, conquista Supertaça chinesa
Com o brasileiro Hulk, ex-FC Porto, no 'onze', a equipa de Xangai chegou ao triunfo perante o vencedor da Taça da China, graças aos golos de Wang Shenchao (62) e Lu Wenjun (66).
3 h
observador.pt
Mathieu reintegrado nos treinos do Sporting
Mathieu saiu lesionado ao intervalo da meia-final da Taça da Liga, frente ao Sporting de Braga, em 23 de janeiro, e pode agora voltar à competição na segunda-feira, frente ao Marítimo.
3 h
observador.pt
De Marvila ao Bairro da Boavista, a cantar Dulce Pontes. Fizemos um carpool com Matay
Falou da vida em Chelas, revelou que fez a festa de casamento na sua escola secundária e disse que quer "Portugal nos lugares em que merece estar" na Eurovisão. A viagem de Matay com o Observador.
4 h
observador.pt
Matay, de Chelas para o Festival da Canção: “Pensei: bolas, porque não posso também licenciar-me, fugir à corrente?”
Matay foi o mais votado da primeira semifinal do Festival da Canção. Numa entrevista "carpool" com o Observador, viajou pela Marvila em que cresceu, cantou Dulce Pontes e assumiu: quer ir à Eurovisão.
4 h
observador.pt
Leila Marques será chefe de missão aos Jogos Paralímpicos Tóquio2020
O nome da médica e ex-nadadora foi anunciado na reunião anula do Projeto Paralímpico, que decorreu na Escola Superior de Desporto de Rio Maior.
4 h
observador.pt
“Sou filho de um padre”. O próximo problema com que o Vaticano terá de lidar
Vincent Doyle leu o documento secreto do Vaticano sobre os padres com filhos. Diz que é "brilhante" e só lamenta que seja secreto, porque "a Igreja não quer reconhecer o problema".
4 h
observador.pt
Pescadores estão a diminuir e só no Algarve número caiu para metade em 16 anos
Desde 2001, o número de pescadores no algarve já caiu para metade. Os baixos salários, as restrições impostas à pesca e a concorrência levam ao abandono da profissão.
5 h
observador.pt
Macron pede “reinvenção” da Política Agrícola Comum
Presidente francês diz que a Europa agrícola é ameaçada "de fora" e "de dentro" da União Europeia e defende a "reinvenção" da Política Agrícola Comum (PAC).
5 h
observador.pt
António Costa pede novo contrato social na Europa que dê esperança aos jovens
António Costa defendeu na convenção do PES em Madrid um novo contrato social, que já tinha sido defendido por Pedro Sánchez no congresso do Partido Socialista Europeu em Lisboa.
5 h
observador.pt
Governo autoriza novo concurso até 6,84 ME para obras no metro de Arroios
Câmara de Lisboa rescindiu contrato com anterior empreiteiro por falhar prazo e Governo autorizou a que fosse lançado novo concurso por 6,84 milhões de euros.
5 h
observador.pt
Rangel relata na primeira pessoa situação a “um metro” da Venezuela e encontro com Guaidó
Eurodeputado português conta o "desespero" que encontrou junto à fronteira da Colômbia com a Venezuela. Fala em clima "militarizado", mas não "intimidatório" e num Guaidó sem medo.
5 h
observador.pt
ASAE apreende 12,5 toneladas de carne e seus derivados em Mirandela
"Como resultado das ações foram apreendidas 12,5 toneladas de produtos cárneos, congelados e refrigerados bem como enchidos, num montante global de 34 mil euros", explica a ASAE, em comunicado.
5 h
observador.pt